Os candidatos ao 1º Processo Seletivo e 1º Vestibular 2014 podem solicitar a isenção das taxas de inscrição - de R$ 10 e R$ 25, respectivamente - até a próxima quinta-feira, dia 17. As inscrições seguem até 8 de novembro, exclusivamente neste portal eletrônico.
Poderão solicitar isenção pessoas oriundas de famílias com renda per capta igual ou inferior a um salário-mínimo e meio ou que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Acesse os formulários de solicitação de isenção e de inscrição, bem como os editais do Processo Seletivo e doVestibular.
O Instituto disponibiliza computadores e acesso à internet, em seus sete campi, para os candidatos realizarem as inscrições, durante os dias e horários previstos nos editais.
As provas do Processo Seletivo acontecerão no dia 7 de dezembro, sábado, e as do Vestibular, no dia 8 de dezembro, domingo.
Cotas
Para ambos os processos de seleção vale o sistema de reserva de vagas, que atende as exigências da Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas), do Decreto nº 7.824 e da Portaria Normativa nº 18 do MEC de 11 de outubro de 2012.
O IFNMG reservará 50% das vagas ofertadas para estudantes oriundos da Rede Pública de Ensino – conforme quadros de vagas anexos aos editais do Processo Seletivo e Vestibular -, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão disponibilizados à ampla concorrência.
Vagas
O Processo Seletivo é realizado para seleção de estudantes para os cursos técnicos gratuitos do Instituto, nas modalidades integrado ao ensino médio, concomitante (para quem está na 2ª ou 3ª série do ensino médio) e subsequente (para quem já concluiu o ensino médio).
Nesta seleção, serão ofertadas vagas para os cursos técnicos presenciais de todos os sete campi – Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas. São eles os cursos técnicos em Agroindústria, Agropecuária, Administração, Edificações, Enfermagem, Eletrotécnica, Informática, Meio Ambiente, Química, Segurança do Trabalho, Zootecnia e Comércio - este último, pelo Proeja, programa de educação para jovens e adultos.
Já o Vestibular selecionará estudantes para preencher metade das vagas disponíveis para cursos superiores gratuitos de Administração e Tecnologia em Gestão Ambiental, do Campus Araçuaí; Administração, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Produção de Grãos, do Campus Arinos; Ciência da Computação e Engenharia Química, do Campus Montes Claros; Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, do Campus Salinas.
Sisu
A outra metade das vagas ofertadas para os cursos superiores citados acima e todas as vagas disponíveis para os cursos superiores do Campus Januária, para o primeiro semestre de 2014, serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).
Só poderá aderir à próxima edição do Sisu quem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, cujas provas acontecem nos dias 26 e 27 deste mês. Isso porque a seleção feita pelo Sisu baseia-se nas notas que os candidatos obtêm no Enem. O calendário do Sisu será definido e divulgado, oportunamente, pelo MEC.
Acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário